quarta-feira, 11 de outubro de 2017

O Jogo dos Ditongos (com ficheiro para download)

O jogo dos ditongos


Existem diversos estudos sobre os benefícios da utilização de jogos na aprendizagem mas, mesmo que não houvesse qualquer informação a esse respeito, penso que todos estaríamos de acordo em que aprendemos melhor quando nos divertimos. Sabendo disso, e para o Curiosity praticar a identificação de alguns ditongos, criei-lhe um jogo - o Jogo dos Ditongos. E claro que o vamos partilhar convosco.

Para jogar precisam das cartas com ditongos (oi, au, ou, ei e ão) e com imagens que estão no ficheiro que podem descarregar aqui. Depois de imprimirem e cortarem as cartas (eu sugiro que as plastifiquem, para maior durabilidade), podem propor que seja jogado individualmente ou em grupo.


1. Para um jogador

A criança coloca as cartas com os ditongos sobre a mesa e baralha as cartas que contêm as imagens. Em seguida, associa cada imagem ao ditongo correspondente, até as cartas estarem todas colocadas. Para que exista controlo do erro não só têm de estar colocadas cinco cartas em torno de cada ditongo (uma em cada face da carta, que tem a forma de um pentágono) como o contorno das cartas relativas ao mesmo ditongo tem a mesma cor.

O jogo dos ditongos


2. Para dois a cinco jogadores  

As cartas com os ditongos são distribuídas em igual número por todos os jogadores, que as colocam sobre a mesa. As cartas com as imagens são baralhadas e colocadas numa pilha, com a imagem voltada para baixo. À vez, cada jogador retira a carta do topo da pilha e verifica se a imagem corresponde a uma palavra que contenha o(s) seu(s) ditongo(s). Em caso afirmativo, coloca a carta junto ao ditongo correspondente e retira outra carta; em caso negativo, coloca a carta no meio da pilha e passa a vez ao jogador seguinte. Vence o primeiro jogador a conseguir colocar as cinco cartas correspondentes a um ditongo.


Vai um joguinho? Depois digam-nos se os vossos pequenotes se divertiram.




10 comentários:

  1. Belissima ideia. Vou usar nas minhas aulas de PLE e de PT 1º ciclo. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz por este material ser útil. Depois conte-nos como correu.

      Eliminar
  2. Pode descarregar o material no link que está no corpo do texto, a azul. É só clicar e já está!

    ResponderEliminar
  3. Olá, Carla. O jogo está muito giro, vai ser divertido jogar. Obrigada

    ResponderEliminar
  4. Olá Carla! Adorei esta ideia! É possível enviar-me por email o material? Infelizmente já não dá para descarregar pelo link, nem sequer aparecer hiperligação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Bárbara. Obrigada pelo seu feedback. Se clicar onde diz "aqui" a azul o ficheiro é descarregado automaticamente.

      Eliminar
  5. Muito bom, obrigada..
    Se der para incluir restantes diyongos era optimo.

    Parabéns

    ResponderEliminar
  6. Muito interessante. Obrigado!
    Vou experimentar.

    ResponderEliminar