quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Calendário para montar (com ficheiro para download)

Calendário para montar (com ficheiro para download)


Alguns dos conceitos em que tenho sentido maiores dificuldades de compreensão pelo Curiosity são os relacionados com o tempo. Tudo o que se referia ao passado tinha sido ontem, não havia maneira de perceber a sucessão dos dias da semana nem em que dias era suposto fazer o quê. Claro que é normal que uma criança que acabou de fazer 4 anos não domine conceitos tão abstratos, pelo que decidi torná-los mais concretos: fiz-lhe um calendário. Não um vulgar calendário de parede, daqueles em que vamos riscando os dias à medida que vão passando, mas um interativo, em que o Curiosity diariamente coloca o dia do mês em que estamos no lugar correspondente ao dia da semana, e altera o mês, o ano, a estação e o estado do tempo sempre que necessário. 

Calendário para montar


Para isso, imprimi os anos, meses, dias da semana e dias do mês em cartolina, plastifiquei e recortei. Numa folha de cartolina tamanho A3 colei os dias da semana e também quadrados de velcro nos lugares onde posteriormente seriam colocados os elementos móveis. Colei a outra face dos quadrados de velcro nos retângulos dos anos, meses e dias, que ficam guardados em dois envelopes que também colei na cartolina, para nenhum se perder. Em relação às estações do ano e ao estado do tempo, imprimi, plastifiquei e recortei os círculos e as setas que neles foram presas com ataches, tendo as rodas assim construídas sido posteriormente coladas na cartolina. 

Para assinalar datas especiais (aniversários, Dia das Bruxas, Carnaval, Natal e Páscoa) existem uns retângulos com imagens para serem colocados no lugar do dia correspondente. Fiz ainda uns retângulos semelhantes com imagens identificativas das atividades semanais do Curiosity, para serem colocados no final da coluna do dia da semana em que se realizam.

Estamos a usar este calendário desde o início de outubro e os progressos são enormes. As palavras hoje e amanhã já são empregues corretamente, domina perfeitamente a sucessão dos dias da semana, qual o dia em que nos encontramos, as atividades em que vai participar nesse dia e até decorou os meses e, nalguns casos, o dia em que os familiares mais próximos fazem anos. 

Também quer fazer um calendário para usar com os pequenotes aí de casa? Então só tem de descarregar o ficheiro em baixo e fazer a montagem. Depois, não se esqueça de nos contar como correu.



  


2 comentários: