sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Aprender a abotoar

Aprender a abotoar


A primeira vez que encontrei este brinquedo inspirado no Método Montessori foi no blog Counting Coconuts, e disse para mim própria que tinha de fazer um para o Curiosity. E fiz (com algumas modificações).

Só precisamos de coser um botão grande na extremidade de uma fita larga (eu usei fita de cetim mas aconselho a usarem um material mais encorpado), fazer uma argola na outra extremidade para evitar que as peças saiam (eu cosi uma abóbora em tecido para dar um ar outonal) e cortar várias peças em feltro. Nos exemplos que encontrei na net vi sempre usarem quadrados mas eu optei por cortar peças com várias formas. No centro de cada peça faz-se um corte que será a casa do botão, com uma dimensão adequada para que abotoar não seja demasiado fácil nem demasiado difícil. E é só deixar que os pequenotes enfiem as peças na fita, e que depois as tirem, praticando assim abotoar e desabotoar. 

Aprender a abotoar

Eu usei algumas variantes para tornar a atividade mais interessante e aumentar o desafio, como agrupar as peças por cores e por formas ou fazer sequências simples. O Curiosity achou o máximo "coser como a mamã". 

E vocês, como ensinaram os vossos pequenotes a abotoar?




Sem comentários:

Enviar um comentário