quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Por que é que os pinguins são pretos e brancos?


Por que é que os pinguins são pretos e brancos



Há uns dias atrás, enquanto realizávamos a atividade de classificação dos animais dos polos (podem vê-la aqui), o Curiosity perguntou-me por que é que os pinguins são pretos e brancos. É uma excelente pergunta (percebem agora por que é que lhe chamamos Curiosity?) e para lhe responder fizemos uma pequena atividade prática que hoje partilho convosco. Este foi o mote para uma série de atividades sobre este tema que aqui irei publicar sob o título "A Ciência dos Pinguins".

Devo referir que em 2007/2008, no âmbito da comemoração do Ano Polar Internacional, tive o prazer de colaborar com vários colegas muito talentosos e empenhados na preparação e implementação de atividades educativas sobre os polos. A maior parte destas pequenas experiências resultou do trabalho então desenvolvido.

Vamos resolver o mistério da cor dos pinguins.


Material:

- Miniatura ou fotografia de um pinguim (frente e verso);
- cartolina branca;
- cartolina preta.


1. Peça à criança que imagine que é uma foca leopardo e que vai caçar um pinguim.

2. Pergunte-lhe que zona do pinguim vê quando se aproxima vinda de cima (as costas do pinguim, pretas). Pergunte-lhe se a foca vai ver o fundo do mar escuro ou claro (vai vê-lo escuro).

3. Peça à criança para simular o que descreveu colocando o pinguim de costas para cima sobre a cartolina preta. Questione-a sobre se é fácil para os predadores verem os pinguins nestas circunstâncias.

4. Pergunte-lhe agora que zona do pinguim vê quando se aproxima vinda de baixo (a barriga do pinguim, branca). Pergunte-lhe se a foca vai ver o céu escuro ou claro (vai vê-lo claro).

5. Peça à criança para simular o que descreveu colocando o pinguim de barriga para cima sobre a cartolina branca. Questione-a novamente sobre se é fácil para os predadores verem os pinguins nestas circunstâncias.

Porque é que os pinguins são pretos e brancos
   
As cores preta e branca, bem como a sua distribuição, servem para que seja difícil distinguir os pinguins do meio envolvente quando estão dentro de água, ou seja, são uma camuflagem. Engenhoso, não vos parece?




1 comentário:

  1. 2007/2008? Onde isso já vai! É giro estares a aplicares essas experiências com o Curiosity ;)

    ResponderEliminar