quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Três jogos feitos a partir de postais de Natal

Jogos feitos com postais de Natal

Quase no final da quadra natalícia, trago-vos três sugestões simples de executar e amigas do ambiente: reciclar alguns postais de Natal que tenham aí por casa em jogos para os mais pequenos. 

Jogos feitos com postais de Natal

O primeiro postal foi transformado num puzzle, bastando para isso dividi-lo no número de peças desejado (para aumentar a resistência plastifiquei o postal).

Jogos feitos com postais de Natal

Um outro postal serviu para construir um jogo de enfiamento, um tipo de atividade que desenvolve competências como a motricidade fina, a coordenação óculo-manual e a concentração. Para isso, recortei a figura central e fiz vários furos a toda a volta, tendo reforçado os furos no verso do postal. Para enfiar, usei um atacador de bota.

Jogos feitos com postais de Natal

Com o último postal executei um outro tipo de puzzle, tendo como suporte paus de gelado, daqueles que se usam para trabalhos manuais. Bastou colá-los no verso do postal e separar as tiras com um x-ato. Estes puzzles podem ser usados assim ou associar a cada tira uma letra ou um número para serem colocados por ordem.

Para além de serem fáceis e rápidos de fazer, estes jogos são ótimos para levar na mala para quando é preciso entreter os pequenotes durante algum tempo. 

E vocês, o que fazem com os postais de Natal que costumam receber?


4 comentários:

  1. Se precisares de mais material tenho uma gaveta cheia de postais dos artistas que pintam com os pés e a boca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aceito! É um bom desafio pensar o que posso fazer com eles...

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Obrigada. Também podem ser usadas com outros materiais como fotografias, imagens de revistas, mapas...

      Eliminar