quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Porque é que as folhas são verdes?

Bem, nem todas... Pormenores à parte, com esta atividade quis que o Curiosity observasse os pigmentos verdes existentes nas folhas, para o que realizámos uma cromatografia. Sugiro que experimentem com os vossos pequenotes e que deixem que sejam eles a fazer o máximo de passos que consigam.


Cromatografia com folhas
Material

- Folhas verdes
- Almofariz com pilão
- Areia
- 2 recipientes
- Álcool etílico
- Colher
- Papel de filtro cortado em retângulos (podem ser de filtros de café)




Cromatografia com folhas

1. Parta as folhas em pedaços pequenos e coloque-os no almofariz.

2. Junte um pouco de areia e triture.





Cromatografia com folhas

3. Adicione um pouco de álcool e misture. Deixe repousar alguns segundos. 

4. Verta o líquido obtido para outro recipiente, com cuidado para que os resíduos não sejam transferidos.


Cromatografia com folhas5. Coloque uma das extremidades de um retângulo de papel de filtro dentro da solução e enrole a extremidade oposta num lápis, de modo a que o papel não caia. Aguarde alguns minutos. 





6. Retire o papel de filtro e deixe secar. Observe.


Cromatograma

Algumas recomendações sobre a escolha das folhas: nós usámos folhas de malva que o Curiosity colheu durante um passeio. No entanto, e uma vez que estamos a lidar com crianças, chamo a atenção para o cuidado a ter com espécies que possam ser tóxicas ou causar irritações. Caso tenha dúvidas sugiro que use espinafres ou algum hortícola de folha verde. 

Na cromatografia, o solvente (neste caso, o álcool) sobe no papel de filtro por capilaridade e arrasta os pigmentos, formando-se bandas de cores diferentes correspondentes a diferentes pigmentos. Neste caso, foram bem visíveis uma banda inferior verde, correspondente à clorofila, e uma banda amarelada de carotenos. Com crianças mais velhas é interessante realizar este procedimento com folhas verdes e com folhas amarelas ou vermelhas da mesma espécie, e deixá-las concluir sobre a causa das folhas daquela árvore mudarem de cor no outono.   





Sem comentários:

Enviar um comentário