Bem, nem todas... Pormenores à parte, com esta atividade quis que o Curiosity observasse os pigmentos verdes existentes nas folhas, para o que realizámos uma cromatografia. Sugiro que experimentem com os vossos pequenotes e que deixem que sejam eles a fazer o máximo de passos que consigam.
Material
- Folhas verdes
- Almofariz com pilão
- Areia
- 2 recipientes
- Álcool etílico
- Colher
- Papel de filtro cortado em retângulos (podem ser de filtros de café)
1. Parta as folhas em pedaços pequenos e coloque-os no almofariz.
2. Junte um pouco de areia e triture.
3. Adicione um pouco de álcool e misture. Deixe repousar alguns segundos.
4. Verta o líquido obtido para outro recipiente, com cuidado para que os resíduos não sejam transferidos.
5. Coloque uma das extremidades de um retângulo de papel de filtro dentro da solução e enrole a extremidade oposta num lápis, de modo a que o papel não caia. Aguarde alguns minutos.
6. Retire o papel de filtro e deixe secar. Observe.
Algumas recomendações sobre a escolha das folhas: nós usámos folhas de malva que o Curiosity colheu durante um passeio. No entanto, e uma vez que estamos a lidar com crianças, chamo a atenção para o cuidado a ter com espécies que possam ser tóxicas ou causar irritações. Caso tenha dúvidas sugiro que use espinafres ou algum hortícola de folha verde.
Na cromatografia, o solvente (neste caso, o álcool) sobe no papel de filtro por capilaridade e arrasta os pigmentos, formando-se bandas de cores diferentes correspondentes a diferentes pigmentos. Neste caso, foram bem visíveis uma banda inferior verde, correspondente à clorofila, e uma banda amarelada de carotenos. Com crianças mais velhas é interessante realizar este procedimento com folhas verdes e com folhas amarelas ou vermelhas da mesma espécie, e deixá-las concluir sobre a causa das folhas daquela árvore mudarem de cor no outono.
Sem comentários:
Enviar um comentário