sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Jogo 22 - I spy...

Natal - I spy

Eu andava para fazer este jogo para o Curiosity há imenso tempo e nunca mais punha as mãos na massa. Quando abracei este projeto de fazer os jogos de Natal decidi que desta é que era. E cá está ele!

Conhecem aquele jogo em que vamos no carro e procuramos um determinado sinal de trânsito, ou carros de uma certa cor, ou qualquer outra coisa que nos passe pela cabeça na altura? É uma bela forma de manter os miúdos entretidos durante uma viagem. Pois bem, esse jogo, na versão anglo-saxónica, chama-se I spy, pois os jogadores começam sempre por dizer "I spy, with my little eyes...", e depois o que estão a ver. Alguém muito inspirado inventou as I spy bottles, que eu adoro, e que são garrafas com pequenos objetos sobre um tema, onde também se coloca algum enchimento. A criança tem de ir agitando a garrafa para descobrir os objetos que estão lá dentro.

Natal - I spy


Para o jogo de hoje vamos então precisar de uma garrafa de plástico vazia, das pequenas (33 cl ou 50 cl), das imagens do ficheiro de hoje impressas em cartolina, de cola universal e de um enchimento, que pode ser arroz, bolinhas de esferovite, areia colorida ou qualquer outro que achem interessante (eu usei areia para aquário vermelha).

A preparação é um bocadinho mais trabalhosa do que tem sido habitual mas também não é complicada nem ocupa muito tempo. Como já foi dito, deverá começar por imprimir o ficheiro e cortar as figuras e o cartão de controlo. As imagens devem ser plastificadas a quente ou coladas em cartão, de forma a torná-las resistentes. Em seguida, deve colocá-las na garrafa de plástico, que deve estar limpa e seca (eu usei uma garrafa de sumo vazia) e enchê-la com o material que tiver escolhido. Deve ser deixado algum espaço vazio na garrafa para que as figuras se possam movimentar. Finalmente, é importante colar a tampa da garrafa usando cola universal ou cola quente, de modo a que a criança não a consiga abrir.

Para jogar, é necessário encontrar dentro da garrafa todas as imagens que estão no cartão e assinalá-las.



Pode aceder ao ficheiro do jogo 22 aqui.

Há ideias muito interessantes para criar I spy bottles com imensos temas e materiais. Gostaríamos muito de conhecer as vossas. Agora que fiz a primeira, acho que vou inventar mais umas.


Enfeites de Natal ecológicos #4

Enfeite de Natal ecológico - boneco de neve

Há uns dias atrás fiquei encantada com a árvore de Natal da minha amiga Ana M. A Ana tem três filhos lindos e, todos os anos, a árvore de Natal da família é decorada com os ornamentos que eles vão fazendo. Posso dizer-vos que a árvore não é pequena, pelo que estão ali muitas horas de trabalho dos miúdos. Mas também muitas horas de dedicação, de diversão, de partilha e muito, muito amor! 

Cá em casa misturam-se os ornamentos Made in Curiosity com outros comprados, numa decoração muito... eclética. Este ano também temos feito algumas coisas, continuamos a gostar de misturar elementos naturais e transformar materiais que iam acabar no lixo em pequenos tesouros natalícios. O último ornamento que fizemos foi este boneco de neve (ficou um bocadinho desviado mas isso faz parte do encanto de fazer estas coisas com as crianças).

Para o caso de gostarem e quererem fazer algo semelhante com os vossos pequenotes, dou-vos a "receita".

Material:
- Caixa de plástico descartável (esta foi reciclada depois de transportar uns bolos comprados no mercado);
- dois botões brancos com dois furos e tamanhos diferentes;
- cola universal;
- purpurinas, cola glitter ou caneta prateada;
- caneta para acetato preta;
- tesoura;
- furador;
- retalhos de EVA ou feltro;
- fita para pendurar.

1. Cortar um círculo com o tamanho desejado numa zona da caixa em que o plástico seja liso.
2. Colar os botões, o maior em baixo e o menor em cima. Atenção à posição dos furos dos botões (o de cima deve ter os orifícios na horizontal, para fazer os olhos do boneco, e o de baixo na vertical).
3. Cortar o chapéu e o cachecol do boneco de neve em EVA ou feltro. Colar.
4. Desenhar o nariz, a boca e os braços com a caneta para acetato;
5. Fazer a neve a cair usando cola e purpurina, glitter ou uma caneta prateada.
6. Fazer um furo no topo do plástico e colocar a fita para pendurar.

Quem diria que uma caixa de plástico iria acabar por servir para fazer decorações de Natal?



quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Jogo 21 - Sudoku

Natal - Sudoku

O jogo de hoje é um daqueles que, ou se adora, ou se odeia. Há quem aproveite qualquer tempinho que tenha livre para fazer mais um e há quem diga, sem sequer conhecer as regras, que aquilo não é para si. Há quem se desdobre em tentativas para decifrar o enigma, e quem desista antes sequer de começar. Estou a referir-me ao Sudoku.

Dirão alguns: mas os jogos que anda a publicar não são para crianças pequenas? São pois, e este Sudoku também. Claro que com algumas adaptações. O número de quadrados em cada quadrante foi reduzido (quatro em vez de nove) e os números foram substituídos por imagens alusivas ao Natal. As regras e objetivos do jogo, esses, mantiveram-se. Assim, o jogador tem de preencher os quadrados vazios usando as imagens. Cada uma só pode ser usada uma vez em cada linha e em cada coluna; cada imagem também só pode aparecer uma vez em cada quadrante (conjunto de quatro quadrados delimitado por uma linha mais grossa). 

No ficheiro do jogo, que basta imprimir e cortar, estão também as imagens que deverão ser colocadas nos espaços livres. Depois, é deixar os pequenotes exercitar o raciocínio e a concentração.

Pode aceder ao jogo aqui.





terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Jogo 20 - Loto

Natal - Loto

Recordam-se da sugestão de ontem de, neste Natal, aumentar a diversão em família usando jogos em que os mais novos também possam participar? O vigésimo jogo pode ser uma boa proposta para pôr toda a gente a divertir-se na véspera ou no dia de Natal, enquanto os pequenotes desenvolvem a concentração, o vocabulário e o cumprimento de regras - trata-se de um loto.

Nesta versão natalícia do loto existem seis cartões e doze cartas com imagens. Cada jogador recebe um cartão com nove imagens. As cartas são baralhadas e colocadas numa pilha com o verso voltado para cima. Um dos jogadores fica encarregue de ir retirando as cartas uma a uma e virando-as. Sempre que a imagem de uma carta é conhecida, todos os jogadores verificam se ela consta do seu cartão, assinalando-a então com uma marca. O primeiro jogador a assinalar todas as imagens do seu cartão vence o jogo.
 
Para preparar este loto precisa de imprimir os seis cartões e as doze cartas em cartolina, bem como de marcas que podem ser feijões, pedrinhas, conchas, etc.

Pode aceder ao loto carregando aqui.

Já depois de ter publicado esta mensagem, estive a jogar com o Curiosity e explorámos uma outra vertente do loto que queria partilhar convosco. Como o vocabulário já não constituía qualquer desafio para ele, decidimos que o jogador que vira as cartas tinha de dizer o nome da imagem em Inglês. Nem eu própria conhecia alguns dos termos pelo que fomos ao tradutor do Google, ele escreveu as palavras que queríamos traduzir e depois ouviu-as com atenção. Em seguida, jogámos mais umas partidas usando a nova regra.

E vocês, têm mais ideias de utilizações diferentes e divertidas dos jogos que têm vindo a ser publicados? Partilhem connosco, todos ficamos a ganhar.





segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Jogo 19 - Jogo da árvore de Natal

Natal - Jogo

Compram-se ou fazem-se os últimos presentes para o Natal, há quem já comece a preparar a consoada e, aqui em casa, continuam os jogos alusivos à época que vivemos. Hoje partilho o 19.º! 

Este é um jogo para duas ou mais pessoas, e pode bem ser usado para pôr a família toda a brincar no dia 24, enquanto espera a chegada do Pai Natal, ou no dia 25, num dia que se quer de partilha e confraternização. Fica a sugestão: por que não pôr todos a jogar, dos mais novinhos aos mais velhos, em pleno dia de Natal? Nos dias que faltam ainda vamos partilhar mais ideias de jogos para vários jogadores mas não se esqueçam de ver os que já publicámos.

Mas, como o tempo não abunda, vamos simplificar - apenas é preciso  imprimir um exemplar do jogo de hoje para cada um (podem plastificar ou colocar dentro de uma mica), um dado e doze marcas para cada jogador (botões, pedrinhas, feijões, ...). As regras são as seguintes: o primeiro jogador lança o dado e coloca, no seu tabuleiro de jogo, uma marca sobre o número que saiu. Em seguida, dá a vez ao jogador que se encontra à sua direita, que repete o procedimento, e assim sucessivamente. Se numa jogada sair um número que já tem todos os círculos tapados, passa a vez ao jogador seguinte. Vence o primeiro a tapar todos os números do seu tabuleiro.

Este jogo, que também pode ser usado no jardim de infância, permite às crianças mais novas treinar várias competências: atenção sustentada, cumprimento de regras, esperar pela sua vez, reconhecimento dos números até seis e subitizing

Acompanhe os jogos que vamos partilhar até ao final da semana e, para não perder nenhum, siga o Traquinices e Lápis de Cera, só tem de carregar no botão "Seguir" no lado esquerdo da página.

Pode aceder ao jogo de hoje aqui.




domingo, 18 de dezembro de 2016

Jogo 18 - Árvore de Natal para enlaçar

Natal - enlaçar; enfiamentos

A décima oitava atividade pretende desenvolver a motricidade fina e a concentração: vamos enlaçar. Assim, será necessário imprimir as imagens do ficheiro de hoje numa cartolina ou então colá-las, depois de impressas, num cartão, cortá-las e fazer orifícios nos locais assinalados com um círculo, usando um furador. Precisamos também de um fio, fita ou cordão não muito grosso.

A atividade consiste em passar o cordão pelos orifícios da árvore de Natal, podendo colocar as bolas e a estrela para decorar a árvore. 

Duas dicas que facilitam o trabalho da criança: coloque um pouco de fita cola enrolada em torno da ponta do cordão, como acontece nos atacadores dos sapatos (atacadores finos são ótimos para fazer enfiamentos); dê um nó numa das pontas do cordão antes de o dar à criança, caso contrário ele vai entrar por um lado do orifício e sair pelo outro.

O seu pequenote gostou desta atividade? Pode usar fotografias, imagens de revistas ou livros velhos, cartolinas cortadas com a forma de letras ou números, coladas em cartão e furadas para fazer atividades para enlaçar. Nós já mostrámos como pode também reutilizar postais velhos para o mesmo efeito.

Para aceder ao ficheiro basta carregar aqui.


sábado, 17 de dezembro de 2016

Jogo 17 - Puzzles de palavras

Natal - puzzles de palavras


Estamos a caminhar a passos largos para o Natal e, pelo menos cá em casa, há imensas coisas para fazer. Por isso, nada melhor do que um jogo com uma preparação simples e rápida que mantenha os mais novos ocupados e a aprender enquanto tratamos de tudo o resto. 

A proposta de hoje são quatro puzzles, cada um com uma palavra associada à respetiva imagem natalícia (rena, vaca, reis e sino). O jogador deverá separar as peças de acordo com a cor da moldura e, em seguida, montar os puzzles de modo a formar as palavras correspondentes às suas imagens. Estas funcionam como controle de erro. Em alternativa, as crianças mais novas podem jogar ignorando as palavras e centrando-se unicamente nas imagens.

Como já disse, a preparação do jogo é muito simples: basta imprimir em cartolina e cortar à volta de cada moldura e pelo tracejado. Se quiser tornar o material mais resistente, também pode plastificar.

Para aceder ao jogo de hoje, basta carregar aqui.


sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Jogo 16 - BUM!

Natal - Jogo BUM!

Já que estamos a preparar-nos para o fim de semana e o estado do tempo não apela a grandes passeios, a partilha de hoje é um jogo para dois ou mais jogadores que pode muito bem ser usado para uns momentos em família com os mais novos.

As regras são muito simples. Cada jogador tem um tabuleiro com imagens ligadas ao Natal e várias marcas. O primeiro jogador roda uma seta que aponta para figuras semelhantes às existentes nos tabuleiros, devendo colocar uma marca na figura que esta designar. Passa a vez ao segundo jogador, que repete o procedimento, e assim sucessivamente. Se a um jogador sair uma figura que já não tem disponível no seu tabuleiro, passa a vez ao jogador seguinte. Ganha o primeiro a colocar marcas em todas as figuras do seu tabuleiro, devendo então dizer "BUM!".

Para a montagem do jogo é necessário imprimir em cartolina as peças da roda e um tabuleiro para cada jogador. Depois de cortar a roda e a seta, deve ser feito um orifício no centro de ambas onde será colocado um atache, não muito apertado, de modo a que a seta gire com facilidade. São também necessárias marcas, que podem ser botões, feijões, pedrinhas ou outras, doze para cada jogador.

Só falta descarregar o ficheiro com o jogo, o que pode fazer aqui.

Espero que se divirtam. 


quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Jogo 15 - Labirinto

Natal - Labirinto

No desafio de hoje, enquanto ajudam o boneco de neve a encontrar o caminho para o seu globo, os mais novos desenvolvem a coordenação óculo-manual e a concentração. Os labirintos são um excelente e divertido exercício de pré-escrita que o Curiosity aprecia bastante, pelo que tinha de incluir uma destas atividades entre os 24 jogos de Natal.

Para jogar basta imprimir. Caso queira tornar este material reutilizável, plastifique-o ou coloque-o dentro de uma mica e dê ao seu pequenote uma caneta de quadro branco.

Pode aceder ao jogo aqui.
  

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Jogo 14 - Quem não pertence?

Natal - Jogo "Quem não pertence?"; raciocínio lógico

A proposta de hoje é um desafio clássico, adaptado à época natalícia: dado um conjunto de objetos, descobrir qual  deles não tem as mesmas caraterísticas dos restantes. Claro que os pequenotes têm de pôr a funcionar as "células cinzentas" para conseguir descobrir o intruso.

Como funciona então o jogo de hoje? São disponibilizados quatro cartões, cada um com quatro figuras. Depois de impressos em cartolina e, eventualmente, plastificados, é chegada a hora de pedir aos nossos pequenos jogadores que assinalem, usando uma marca (um botão, uma pedrinha, ...) ou uma mola, qual o objeto que não pertence ao grupo. Simples, não vos parece? E um ótimo treino para o raciocínio lógico.

Para aceder ao jogo, basta carregar aqui.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Jogo 13 - Descobre a forma

Natal - Jogo "Descobre a forma"

Aqui em casa continuamos em contagem decrescente para o Natal, enquanto misteriosamente continuam a surgir jogos nos saquinhos do calendário do Advento. A teoria mais aceite é que são os duendes do Pai Natal que os deixam lá...

A atividade de hoje é bem fiel ao princípio deste blogue de que se podem realizar aprendizagens significativas através de brincadeiras e com as "mãos na massa". O jogo de hoje consiste em quatro cartões, tendo cada um uma fotografia de um objeto relacionados com o Natal e três formas. O objetivo é identificar qual a forma que corresponde à fotografia, podendo para o efeito ser colocada uma marca ou uma mola na resposta correta. Na sua elaboração procurei respeitar alguns princípios associados ao método Montessori: utilizei fotografias em vez de desenhos, com o objeto bem isolado para maior clareza; em cada cartão, mantive a mesma cor em todas as formas, de modo a isolar apenas uma caraterística; a resposta deve ser dada, preferencialmente, com recurso a objetos que possam ser manipulados. Na sequência destas opções sugiro que, após a impressão dos cartões, seja colado um pequeno autocolante no seu verso assinalando a resposta correta, fomentando assim a autonomia da criança ao proporcionar-lhe um controlo do erro.

Quanto à preparação é fácil e rápida: basta imprimir e cortar. Pode aceder ao ficheiro aqui.

E em vossas casas, como estão a ser "recheados" os calendários de Advento? Partilhem connosco as vossas ideias.      

domingo, 11 de dezembro de 2016

Jogo 12 - Puzzle de números

Natal - Jogo puzzle de números

Eis-nos chegados a meio da nossa "maratona" de jogos sobre o Natal! Até ao momento, o Curiosity tem adorado a ideia, a ponto de ter ficado tristíssimo num dia em que os duendes se atrasaram a colocar o jogo no saquinho do calendário do Advento.

O jogo de hoje pretende trabalhar o sentido de número (contagem de objetos), com a vantagem de que os puzzles contribuem ainda, por possuírem um controlo do erro intrínseco, para desenvolver a autonomia da criança.

E o que é necessário para preparar estes nove pequenos puzzles? Apenas imprimir o ficheiro que se disponibiliza em baixo em cartolina ou em papel devendo, neste último caso, colá-los em cartão, e cortar as várias peças. 

Pode descarregar o jogo aqui.

Boas contagens.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Jogo 11 - Dominó de Natal

Natal - jogo do dominó


Não deve haver nenhuma criança que não goste de jogar dominó (pelo menos, nenhuma que eu conheça). Se na sua forma clássica, com pintas, é um excelente treino de subitizing, as versões com imagens, que são as primeiras que apresentamos aos mais novos, desenvolvem a discriminação visual e permitem introduzir os mais variados assuntos. Na generalidade, ao jogar dominó, a criança aprende a esperar pela sua vez, a respeitar regras e desenvolve o raciocínio lógico. Ao jogar em família, estaremos a criar momentos lúdicos com valor educativo.

Claro que nos nossos 24 jogos sobre o Natal não podia faltar um dominó com peças alusivas à época. Como é habitual, só precisam de descarregar o ficheiro no link em baixo para imprimir em cartolina e cortar (aconselho a plastificarem as peças para aumentar a resistência). 

Acho que, no domingo, vai haver torneio de dominó cá em casa!

Para aceder ao ficheiro, carregue aqui.

Jogo 10 - Encontra a figura

Natal - jogo "Encontra a figura"

Cá em casa, o Curiosity está a adorar as prendas que o Pai Natal lhe deixa nos saquinhos do calendário do Advento. Logo que se levanta vai ver qual o jogo daquele dia, que depois joga várias vezes. E em vossas casas, já usaram os jogos publicados? Como foi a reação da miudagem?

O décimo jogo consiste em dois tabuleiros com uma imagem e oito cartas com figuras dessas imagens. O objetivo é encontrar as figuras nas imagens e posicionar as cartas nos locais corretos. Pode ser jogado em duas versões: para um jogador, que vai tirando as cartas e colocando-as nos locais respetivos, ou para dois jogadores, em que cada um fica com um tabuleiro e vão virando, à vez, as cartas das imagens. Neste caso, os jogadores têm de descobrir se a carta virada pertence ao seu tabuleiro e, em caso afirmativo, colocá-la no local certo, caso contrário devolvem a carta ao monte e passam a vez. Ganha o primeiro a completar o tabuleiro.

Mais uma vez, basta imprimir o jogo e cortar as peças e o tabuleiro, podendo plastificá-los para aumentar a durabilidade.

O jogo pode ser descarregado aqui.  

Jogo 9 - Encontra a metade

Natal - jogo "encontra a metade"


Apesar de uns inoportunos problemas com a rede que atrasaram a publicação deste post, eis-nos chegados ao nono jogo. Desta vez, alguém deixou cair os biscoitos de gengibre, estes partiram-se e agora os pequenotes têm de encontrar e unir as metades. 

Esta é mais uma atividade que trabalha a discriminação visual de uma forma divertida e com uma preparação prévia muito simples - apenas imprimir em cartolina e cortar. Se quiser tornar o material mais resistente, aconselho a que plastifique as peças do jogo, podendo também colar velcro nas metades a unir.

Pode aceder ao jogo aqui.




terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Jogo 8 - Jogo do Galo

Natal - Jogo do galo

Quando pensei nos 24 jogos que iria criar para o calendário do Advento quis que o oitavo jogo fosse para ser jogado por mais do que uma pessoa, aproveitando assim o facto de ser feriado no dia 8 de dezembro e haver maior disponibilidade para estas brincadeiras em família. Escolhi o clássico Jogo do Galo numa versão natalícia por ser um jogo suficientemente simples para poder ser jogado por crianças em idade pré-escolar mas, simultaneamente, ser para elas desafiador ao nível do raciocínio lógico.

Natal - Jogo do Galo

Mais uma vez, tentei que a logística associada à montagem do jogo seja bastante simples: basta imprimir em cartolina e cortar o tabuleiro e as peças. No entanto, se quiserem aumentar a durabilidade, aconselho a que os plastifiquem e, até, colem o tabuleiro num cartão grosso. 

Este jogo presta-se também a ser utilizado fora de casa. Podem traçar as linhas do tabuleiro, com caneta para tecido ou bordando, num saco de pano que servirá simultaneamente  para transportar as peças e como tabuleiro de jogo. Ou colar pequenos ímanes no verso das peças e jogar numa lata (de bolachas ou bombons), evitando que, em viagem, as peças caiam.

Falta apenas o ficheiro, que podem descarregar aqui.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Jogo 7 - Desenhar com plasticina


Natal - tapete para plasticina


A atividade que hoje vos proponho é bastante diferente das anteriores - trata-se  de completar figuras já existentes com elementos em plasticina. Devo confessar que eu própria me divirto bastante quando faço estas atividades com o Curiosity, que adora brincar com plasticina.

O objetivo desta atividade é completar as três imagens disponibilizadas (bola, árvore de Natal e Pai Natal), usando para esse efeito plasticina. 

Natal - tapetes para plasticina


Para colocar em prática o Jogo 7, é necessário imprimir as imagens do ficheiro que disponibilizamos em baixo e plastificá-las ou colocá-las em bolsas de plástico ("micas"), sendo também imprescindível, claro, ter plasticina.

Natal - tapetes para plasticina


E agora, se quiserem seguir o meu conselho, ponham as mãos na massa e desfrutem destes momentos com os vossos pequenotes. 

Podem aceder ao Jogo 7 clicando aqui.


Jogo 6 - Jogo das sombras

Natal - Jogo das sombras


Tenho de confessar que não é fácil criar tantos jogos sobre o mesmo tema mas a reação do Curiosity ao calendário de Advento deste ano tem sido de tão grande satisfação que me sinto amplamente realizada. Espero que também vos estejam a ser úteis e a divertir os vossos pequenotes.

O jogo de hoje traz-vos alguns animais do presépio, pretendendo-se associar cada animal com a sombra respetiva. Uma atividade aparentemente simples mas que promove a discriminação visual nas crianças mais novas ou com necessidades educativas especiais. No entanto, este jogo também pode ser jogado por crianças mais velhas, usando-se então as cartas como as do jogo da memória. Uma terceira hipótese é jogar apenas com as cartas dos animais, deixando as das sombras de parte, baralhá-las e distribuí-las pelos vários jogadores. Cada um deverá então imitar o animal que lhe calhou, devendo os restantes tentar adivinhar de que animal se trata.

À semelhança dos jogos anteriores, também este quase não precisa de preparação, bastando apenas imprimir as cartas em cartolina e, eventualmente, plastificá-las se se pretender que fiquem mais resistentes.

Para descarregar o Jogo 6, basta clicar aqui.






sábado, 3 de dezembro de 2016

Jogo 5 - Puzzle

Natal - Puzzle


Eis-nos chegados ao jogo para o dia 5 do calendário do Advento, para o qual preparei um puzzle de 20 peças. Mais uma vez, e porque nesta época do ano o tempo não abunda, a preparação prévia necessária é mínima: imprimir em cartolina e cortar pelo tracejado, podendo plastificar se desejar aumentar a resistência. Para crianças mais pequenas, pode ser útil colocar velcro no verso das peças e numa folha de cartolina, no local onde estas devem ser colocadas, de modo a fixá-las durante a montagem do puzzle.

Pode descarregar o puzzle aqui.





sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Jogo 4 - Unir os pontos

Natal - Jogo "Unir os pontos"

Para o quarto jogo, escolhi um dos preferidos do Curiosity - unir os pontos. Ele gosta muito de descobrir as figuras que se "escondem" neste tipo de passatempo, que trabalha várias competências: conhecimento dos números, conseguir traçar linhas retas, coordenação óculo-manual... 

Esta atividade é ainda mais fácil de preparar do que as anteriores pois basta imprimi-la. Se quiser reutilizá-la, pode plastificar ou colocar dentro de uma bolsa de plástico (mica) e unir os pontos recorrendo a uma caneta de quadro branco; depois de cada utilização, é só apagar. Eu usei ainda um outro truque: imprimi duas páginas numa só, dobrei ao meio antes de plastificar e fiquei com uma folha de tamanho A5 com um jogo de cada lado, que cabe facilmente na mala e posso levar para todo o lado. Muito útil para quando precisar que o Curiosity esteja ocupado enquanto esperamos por uma consulta ou no restaurante!

Para descarregar o ficheiro deste jogo, só precisa de clicar aqui.

O seu pequenote está a gostar destes jogos? Comente ou envie-me a sua opinião por e-mail, adorava saber o que pensa sobre estas atividades.

Jogo 3 - Descobre a imagem

Natal - Jogo "Descobre a imagem"


Agora que se inicia oficialmente a contagem decrescente para o Natal, trago-vos um jogo que trabalha a ordenação numérica, na forma de um puzzle. O seu objetivo é colocar as peças do puzzle na posição correta, devendo para isso ordenar os números que aí se encontram. Simples, não vos parece? Acresce que a imagem permite à criança confirmar se colocou as peças corretamente ou não, promovendo a sua autonomia.

Para preparar o jogo, basta imprimir o(s) ficheiro(s) em cartolina e cortar pelo tracejado, podendo ser plastificado para maior resistência. Porque é possível usar este tipo de jogo com crianças em diferentes níveis de desenvolvimento, preparei duas versões: uma em que são apresentados um puzzle com as peças numeradas de 1 a 10 e outro com as peças numeradas com as dezenas, de 10 a 100 (versão 1), e outra com dois puzzles de peças numeradas de 1 a 5 (versão 2). 

E sem mais demora, aqui ficam então os ficheiros para descarregar.


Espero que se divirtam.

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Jogo 2 - Qual é diferente?


Natal - Jogo "Qual é diferente?"

O jogo de hoje, além de divertido, é muito útil para as crianças do Pré-Escolar pois trabalha a discriminação visual, uma competência que as vai ajudar a distinguir as letras. E é muito fácil de montar: só têm de imprimir o ficheiro e recortar as cartas. Se quiserem aumentar a resistência podem plastificar. Ah, e precisam de uma marca (botão, pedrinha, ...) ou mola da roupa para que o jogador possa marcar qual a imagem que é diferente em cada carta. Eu prefiro usar a mola pois assim também são exercitados os músculos da mão que vão ser usados na escrita. 



Para tornar as cartas autocorretivas basta colocar um pequeno autocolante no verso, no local da resposta certa.

Podem aceder ao ficheiro aqui.

Espero que os vossos pequenotes se divirtam.





terça-feira, 29 de novembro de 2016

Jogo 1 - Jogo da memória

Natal - Jogo da Memória


Como o prometido é devido, começo hoje a partilhar convosco os 24 jogos de Natal que vão rechear o calendário do Advento aqui de casa e, espero eu, proporcionar-nos momentos de diversão e brincadeira em família. 

O Curiosity tem apreciado bastante uma série de jogos da memória que lhe fiz, por isso o dia 1 será preenchido com um destes jogos que constituem um bom treino da memória e da concentração para os mais pequenos. Se achar que o seu pequenote ainda não tem idade para este tipo de jogos, pode usá-lo como um jogo de associação e deixá-lo encontrar os pares.

Quanto à construção do jogo, é fácil: basta imprimir o ficheiro em cartolina e recortar as várias cartas (pode plastificá-las para maior durabilidade). Pode ser jogado por duas ou mais pessoas que baralham as cartas com as imagens viradas para baixo e as distribuem em filas e colunas. Cada jogador vira, na sua vez, duas cartas, guardando-as se forem iguais. Nesse caso continua a jogar, perdendo a vez se as duas cartas forem diferentes, situação em que volta a colocar as cartas na posição inicial.

Natal - Jogo da memória

Para descarregar o ficheiro, carregue aqui.

Espero que se divirtam.

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

24 Jogos de Natal



Desde que o Curiosity nasceu que tenho a ambição de criar "tradições" natalícias de que ele se recorde mais tarde, que não passem por um consumismo desenfreado mas sejam antes momentos de partilha, em que a família faça coisas em conjunto.

Uma dessas "tradições" é o calendário do Advento. Gosto muito dessa ideia que penso que teve origem na Alemanha mas não me agrada que sirva para encher os mais pequenos de guloseimas, como vulgarmente acontece. Talvez se recordem que, nos últimos anos, em cada dia aparecia no calendário aqui de casa um conto ou poema alusivos ao Natal (podem ler mais sobre este assunto aqui). O Curiosity adorou, pensou que era o Pai Natal quem mandava as histórias! No entanto, este ano queria fazer algo diferente pois, apesar de se encontrarem na net propostas deliciosas tais como listas de atividades para fazer nos 24 dias ou oferecer uma peça do presépio em cada dia para este ser construído até ao Natal, eu queria algo que pudesse ser feito em conjunto mas adequado aos gostos do Curiosity. Tive então a ideia de criar um jogo alusivo ao Natal para cada um dos dias do calendário do Advento, ou seja, 24 jogos. Uns são para jogar sozinho, outros para mais do que um jogador, alguns são adaptações de jogos clássicos ao tema do Natal, outros serão mais do género passatempo. E vou partilhá-los convosco a partir de amanhã para que possam passar bons momentos em família ou até usá-los em sala de aula, se isso vos for útil. 

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Uma caixa de luz "faça você mesmo"

Mesa de luz DIY


Sinto-me um pouco envergonhada pelo tempo que passou sem que houvesse qualquer partilha aqui no blogue (já lá vão oito meses!). Há sempre tanta coisa para fazer! Mas aqui está uma ideia que já pus em prática há algum tempo e que, pelos materiais que usa, vem mesmo a propósito desta época (quase) natalícia.

Confesso que não conhecia a utilização das caixas ou mesas de luz com crianças mas, quando as vi, apaixonei-me. Creio que vêm da abordagem Reggio Emilia e encantam qualquer criança pequena (e não só!). Claro que quis uma para o Curiosity e, como não se justificava comprar uma caixa cara para uma utilização esporádica, andei pela internet a pesquisar como fazer. Juntando informações de várias fontes, acabei por construir a que vos mostro hoje.


Material:
- caixa de plástico transparente com tampa
- luzes de Natal brancas a pilhas (das que não piscam)
- folha de alumínio
- papel vegetal
- fita cola


Instruções:
1. Forrar o interior da caixa com folha de alumínio.
2. Forrar o interior da tampa com papel vegetal.
3. Colocar as luzes de Natal no interior da caixa.

Mesa de luz DIY



E está pronta a usar. Fácil, não acham? 

A caixa tem de ser forrada da maneira descrita para que tenhamos uma luz branca mais ou menos homogénea em toda a tampa, em vez de focos de luz. Embora tenha visto vários exemplos de caixas feitas com outros tipos de luzes, eu optei por luzes com pilhas que, embora sejam menos luminosas, também são menos perigosas para crianças pequenas.

E agora, o que fazer com a nossa caixa de luz? Bom, o que a nossa imaginação ditar. Mas, como se dizia quando eu era miúda, "não percam as cenas dos próximos capítulos" que tenho algumas ideias para partilhar convosco. Gostava muito que também partilhassem as vossas atividades e ideias nos comentários. 
  

quinta-feira, 3 de março de 2016

Vamos brincar... com um telefone a fingir

Telefone de copos


Trago-vos hoje uma sugestão muito simples que, provavelmente, todos conhecerão mas que poucos terão colocado em prática: construir um telefone de brincar usando copos de plástico. Experimentem e ficarão surpreendidos.


Materiais:

- 2 copos de plástico;
- cordel;
- tesoura de bicos, parafuso ou outro objeto pontiagudo.


Telefone de copos


1. Usando um objeto pontiagudo, faça um furo no fundo de cada um dos copos.

2. Passe a ponta do cordel pelo furo e dê um nó na extremidade que fica dentro do copo, de modo a que o cordel fique bem preso.

3. Repita para o outro copo.

O telefone está pronto! Para usar só é preciso esticar bem o fio enquanto uma pessoa fala para dentro de um dos copos e a outra ouve, colocando o outro copo sobre o ouvido. Para além de ser um brinquedo divertido, esta é também uma excelente forma de demonstrar que as ondas sonoras se propagam nos sólidos. 

Boas brincadeiras.



quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Por que é que os pinguins são pretos e brancos?


Por que é que os pinguins são pretos e brancos



Há uns dias atrás, enquanto realizávamos a atividade de classificação dos animais dos polos (podem vê-la aqui), o Curiosity perguntou-me por que é que os pinguins são pretos e brancos. É uma excelente pergunta (percebem agora por que é que lhe chamamos Curiosity?) e para lhe responder fizemos uma pequena atividade prática que hoje partilho convosco. Este foi o mote para uma série de atividades sobre este tema que aqui irei publicar sob o título "A Ciência dos Pinguins".

Devo referir que em 2007/2008, no âmbito da comemoração do Ano Polar Internacional, tive o prazer de colaborar com vários colegas muito talentosos e empenhados na preparação e implementação de atividades educativas sobre os polos. A maior parte destas pequenas experiências resultou do trabalho então desenvolvido.

Vamos resolver o mistério da cor dos pinguins.


Material:

- Miniatura ou fotografia de um pinguim (frente e verso);
- cartolina branca;
- cartolina preta.


1. Peça à criança que imagine que é uma foca leopardo e que vai caçar um pinguim.

2. Pergunte-lhe que zona do pinguim vê quando se aproxima vinda de cima (as costas do pinguim, pretas). Pergunte-lhe se a foca vai ver o fundo do mar escuro ou claro (vai vê-lo escuro).

3. Peça à criança para simular o que descreveu colocando o pinguim de costas para cima sobre a cartolina preta. Questione-a sobre se é fácil para os predadores verem os pinguins nestas circunstâncias.

4. Pergunte-lhe agora que zona do pinguim vê quando se aproxima vinda de baixo (a barriga do pinguim, branca). Pergunte-lhe se a foca vai ver o céu escuro ou claro (vai vê-lo claro).

5. Peça à criança para simular o que descreveu colocando o pinguim de barriga para cima sobre a cartolina branca. Questione-a novamente sobre se é fácil para os predadores verem os pinguins nestas circunstâncias.

Porque é que os pinguins são pretos e brancos
   
As cores preta e branca, bem como a sua distribuição, servem para que seja difícil distinguir os pinguins do meio envolvente quando estão dentro de água, ou seja, são uma camuflagem. Engenhoso, não vos parece?




terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Por que é que os ursos polares não comem pinguins?


Por que os ursos polares não comem pinguins?



Eis uma pergunta para a qual as crianças costumam ter respostas interessantes! Para resolver este mistério propus ao Curiosity fazer um jogo em que, com a ajuda de uma enciclopédia, tinha de descobrir em qual dos polos vivem alguns animais. Na verdade, tratou-se de uma atividade de classificação para introduzir o diagrama de Venn mas a palavra "jogo" e a utilização de miniaturas de animais fazem toda a diferença.

Animais dos polos - classificação usando diagrama de Venn


A atividade é simples e quase não necessita de preparação prévia, apenas uma folha com o diagrama para situar os animais, miniaturas dos animais ou fotografias e uma enciclopédia com a informação necessária e adequada à idade da criança (claro que tive de ser eu a ler). 

Posto isto, acho que todos já descobrimos porque é que os ursos polares não comem pinguins... Isso mesmo - porque vivem em polos diferentes.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Vamos fazer uma máscara de urso polar


Máscara de urso polar

Nos próximos tempos o Curiosity vai aprender mais umas coisas sobre um tema que aprecio particularmente: os Polos. Atendendo à época carnavalesca que atravessamos, optei por começarmos por fazer uma máscara e escolhi um animal de que ele gosta - o urso polar. Para preencher a superfície da máscara, usámos um material que todos temos em casa (papel de cozinha) mas com um pequeno desafio ao nível da motricidade: fazer bolinhas de papel. Confesso que tive de dar uma ajuda a fazer as bolinhas de papel porque o Curiosity já tinha as mãos cansadas...

Materiais:

- Cartolinas branca e preta;
- compasso;
- tesoura de bicos;
- cola;
- copo de iogurte;
- papel de cozinha branco;
- pau de gelado;
- canetas para acetato (preta e vermelha).

Máscara de urso polar


1. Traçar o contorno da cabeça e das orelhas na cartolina, usando o compasso.

2. Recortar a cabeça.

3. Colar o copo de iogurte para fazer o focinho.

4. Marcar dois círculos na zona dos olhos e recortar.

5. Cortar o papel de cozinha em pedaços e fazer bolinhas de papel.

6. Colar as bolinhas de papel de modo a preencher a máscara.

7. Recortar um círculo de tamanho adequado em cartolina preta e colá-lo na base do copo de iogurte, para fazer o nariz do urso polar.

8. Usando as canetas de acetato, completar o desenho do focinho do urso.

9. Colar o pau de gelado na parte de baixo da máscara, por trás, para fazer uma pega.

Máscara de urso polar


Está terminada a máscara de urso polar. Agora é só deixar os pequenotes rugirem à vontade... RRRUUUAAAAÁ!





quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

A brincar também se aprende a rimar (com ficheiro para download)

Puzzles de rimas (consciência fonológica)


Nem sempre é fácil trabalhar com crianças em que o estilo de aprendizagem dominante é o cinestésico, especialmente quando queremos abordar conceitos marcadamente ligados à audição. Desta vez, o desafio foi trabalhar com o Curiosity a consciência fonológica, mais especificamente desenvolver a sensibilidade à rima, de uma forma lúdica e "com as mãos na massa". Lembrei-me então de fazer uns puzzles de duas peças com palavras que rimam, e onde podem encontrar imagens representando cão e balão, Lego e cego, castelo e chinelo, cama e pijama, janela e tigela, bola e camisola. Os puzzles possuem um controlo de erro intrínseco, já que as peças só encaixam se a resposta estiver correta.

Puzzles de rimas (consciência fonológica)

É só imprimir o jogo em cartolina, recortar e brincar. Pode descarregar o ficheiro aqui

Boas rimas!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Os gorros da adição (com ficheiro para download)


Há algum tempo, enquanto via o correio, ouvi o Curiosity a contar as caixas do correio da escada do prédio: "Um, dois, três, quatro; um, dois, três, quatro; um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito... Olha, quatro mais quatro faz oito!". Alguns dias mais tarde, surpreendi-o a somar os dedos das mãos pelo que, seguindo o princípio de Maria Montessori de "seguir a criança", achei que estava na altura de introduzir a adição. 

Recorri aos gorros que já tinha usado para treinar subitizing (pode ver aqui) para criar uma atividade simples com materiais manipuláveis: tendo os gorros com a adição pedida, o Curiosity tinha de colocar o resultado correspondente no pompom do gorro; para isso, usou pompons reais de duas cores para representar as parcelas envolvidas e chegar ao resultado.


E não é que ele adorou "aprender a fazer contas"? 

Pode descarregar o ficheiro da atividade aqui. Se quiser poupar tinta na impressão, sugiro que use cartolina de cor e imprima a preto e branco.