sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Jogo 23 - Dado do movimento

Natal - Dado do movimento

O penúltimo jogo desta série de 24 é bastante diferente dos anteriores. Desta vez a intenção é que toda a gente, especialmente os mais pequenos, se mexa. E, para o conseguir, vamos usar um dado muito especial.

Temos de começar por construir o dado que hoje partilhamos (é só imprimir em cartolina, cortar pelo contorno, dobrar pelas linhas e colar de modo a formar um cubo). Para jogar lança-se o dado e executa-se a ação descrita na face que ficou voltada para cima. Não existe limte para o número de jogadores nem para as variantes que podemos introduzir. Pode ser o jogador que lança o dado a realizar a ação, dando depois a vez ao jogador seguinte; pode ser um jogador a lançar o dado e todos têm de realizar a mesma ação; podemos adicionar um dado de pintas, que nos diz quantas vezes os jogadores têm de realizar o movimento descrito. O importante é que todos participem e se divirtam.

Os benefícios deste jogo são vários: desde logo, desenvolver a motricidade grossa e pôr a pequenada a fazer exercício físico; pode ser jogado fora de casa, ao ar livre; ajuda os mais novos e, especialmente, crianças com dificuldades de auto-regulação (como é o caso de crianças com hiperatividade e défice de atenção) a desenvolverem o controle do próprio corpo; promove a interação não competitiva com os pares.

Agora só falta construir o dado e jogar. Pode aceder ao ficheiro aqui.

Espero que se divirtam.

  


Sem comentários:

Enviar um comentário