sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Jogo 22 - I spy...

Natal - I spy

Eu andava para fazer este jogo para o Curiosity há imenso tempo e nunca mais punha as mãos na massa. Quando abracei este projeto de fazer os jogos de Natal decidi que desta é que era. E cá está ele!

Conhecem aquele jogo em que vamos no carro e procuramos um determinado sinal de trânsito, ou carros de uma certa cor, ou qualquer outra coisa que nos passe pela cabeça na altura? É uma bela forma de manter os miúdos entretidos durante uma viagem. Pois bem, esse jogo, na versão anglo-saxónica, chama-se I spy, pois os jogadores começam sempre por dizer "I spy, with my little eyes...", e depois o que estão a ver. Alguém muito inspirado inventou as I spy bottles, que eu adoro, e que são garrafas com pequenos objetos sobre um tema, onde também se coloca algum enchimento. A criança tem de ir agitando a garrafa para descobrir os objetos que estão lá dentro.

Natal - I spy


Para o jogo de hoje vamos então precisar de uma garrafa de plástico vazia, das pequenas (33 cl ou 50 cl), das imagens do ficheiro de hoje impressas em cartolina, de cola universal e de um enchimento, que pode ser arroz, bolinhas de esferovite, areia colorida ou qualquer outro que achem interessante (eu usei areia para aquário vermelha).

A preparação é um bocadinho mais trabalhosa do que tem sido habitual mas também não é complicada nem ocupa muito tempo. Como já foi dito, deverá começar por imprimir o ficheiro e cortar as figuras e o cartão de controlo. As imagens devem ser plastificadas a quente ou coladas em cartão, de forma a torná-las resistentes. Em seguida, deve colocá-las na garrafa de plástico, que deve estar limpa e seca (eu usei uma garrafa de sumo vazia) e enchê-la com o material que tiver escolhido. Deve ser deixado algum espaço vazio na garrafa para que as figuras se possam movimentar. Finalmente, é importante colar a tampa da garrafa usando cola universal ou cola quente, de modo a que a criança não a consiga abrir.

Para jogar, é necessário encontrar dentro da garrafa todas as imagens que estão no cartão e assinalá-las.



Pode aceder ao ficheiro do jogo 22 aqui.

Há ideias muito interessantes para criar I spy bottles com imensos temas e materiais. Gostaríamos muito de conhecer as vossas. Agora que fiz a primeira, acho que vou inventar mais umas.


Sem comentários:

Enviar um comentário